sábado, 20 de dezembro de 2014

Surfe É Esporte, Sim!

Imagem extraída do Facebook oficial de Gabriel Medina- https://www.facebook.com/gabrielmedinasurf/



Quando eu era criança, o surfista era visto como qualquer coisa, exceto como esportista. O praticante de surfe era considerado como um "boa-vida", "boçal" e era, até mesmo, associado ao uso de drogas alucinógenas. Tudo um monte de bobagem preconceituosa e sem nenhum fundamento.

Hoje esse preconceito não tem mais a mesma força de vinte anos atrás, mas algumas de suas vertentes ainda permanecem. Muitos ainda relutam em considerar o surfe como um esporte. Muita gente ainda vê o cidadão que pega uma "tábua" para surfar como um "desocupado", e não como um esportista.

O surfe é um esporte como todos outros. Requer disciplina, preparação física e alimentação adequados para ser praticado em alto nível, como no futebol, vôlei, basquete e afins. Mais do que isso, requer um grande investimento em equipamentos, incluindo prancha, roupas e material para o transporte dos instrumentos.

O título conquistado ontem pelo brasileiro Gabriel Medina não apenas coloca o nosso país em evidência no surfe, como também servira para aumentar a aceitação da categoria aqui no Brasil. Espera-se que o feito histórico de Medina faça com que o brasileiro aceite de vez o surfe como modalidade esportiva, bem como aumentar o número de praticantes.

Medina remou contra todo esse preconceito em nosso país e enfrentou surfistas que estavam a anos-luz à nossa frente, como australianos e norte-americanos. Após anos remando contra a maré (literalmente), o brasileiro superou até mesmo o lendário Kelly Slater, o maior vencedor da modalidade com oito títulos mundiais, e conquistou um título inédito para o nosso país.

Espero que o feito de Medina não seja apenas um modismo. Ao invés disso, espero que o troféu erguido pelo brasileiro sirva para que o surfe ganhe mais adeptos em nosso país e, com isso, a modalidade possa ganhar seu merecido respeito no Brasil.

Parabéns, Medina! E muito obrigado por colocar nosso país no lugar mais alto do pódio!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/ASP/



Leia mais:

ESPN- Gabriel Medina é o primeiro brasileiro campeão mundial de surf: http://espn.uol.com.br/noticia/469527_gabriel-medina-e-o-primeiro-brasileiro-campeao-mundial-de-surf

Nenhum comentário:

Postar um comentário