sábado, 29 de agosto de 2015

O Caminho Até Milão

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/



Olá, queridos leitores e leitoras!

Andei ocupado nesta semana e mal tive tempo de postar aqui no blog.


Ocorreu nesta quinta-feira o sorteio para a fase de grupos da Champions League 2015-16. Desta vez, houveram algumas mudanças nos critérios para a escolha dos cabeças-de-chave, com os times campeões nas ligas de maior relevância (segundo o ranking da UEFA) mais o detentor do título (no caso, o Barcelona) sendo escolhidos para encabeçar os grupos.

Os grupos, de modo geral, estão bastante equilibrados e com poucas chances de haver zebras ou surpresas nas oitavas-de-final.

Será que o seu time favorito avança ao mata-mata? Fiz uma breve análise das equipes. Lembrando que a janela de transferências de jogadores ainda está aberta e há possibilidades de mudanças nas equipes.



GRUPO A- PSG (França), Real Madrid (Espanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Malmö (Suécia):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Muitos comentaristas consideraram esta chave como "o grupo da morte", mas eu não o enxergo desta forma. O Shakhtar Donetsk perdeu muitos atletas importantes na última janela de transferências (Luiz Adriano, Fernando e Douglas Costa) e passa por alguns problemas devido aos confrontos na Crimeia, o que custou o título no Campeonato Ucraniano. Assim sendo, PSG e Real devem avançar sem grandes prolemas às oitavas, o Shakhtar deve ir à Europa League e o Malmö vem apenas a passeio.

Palpites: Real (1º), PSG (2º), Shakhtar (3º) e Malmö (4º)



GRUPO B- PSV (Holanda), Manchester United (Inglaterra), CSKA (Rússia) e Wolfsbrug (Alemanha):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Ser cabeça-de-chave nem sempre é uma vantagem. Que o diga o PSV, que é o time mais fraco da chave. Sorte para o Manchester United, que deve ficar com a liderança sem grandes dificuldades. Wolfsburg e CSKA devem brigar pela segunda posição, com vantagem para os Wolfë, que possuem um elenco tecnicamente melhor.

Palpites: Manchester United (1º), Wolfsburg (2º), CSKA (3º) e PSV (4º)



GRUPO C- Benfica (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Galatasaray (Turquia) e Astana (Cazaquistão):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Grupo equilibrado, com três times (Benfica, Atlético e Galatasaray) tendo chances reais de terminar na liderança. O Atlético, a meu ver, possui um elenco melhor e um treinador (Simeone) capaz de fazer a diferença. Benfica e Galatasaray brigam pela segunda vaga. Acredito que os Encarnados têm mais elenco e futebol para avançarem, mas podem ter problemas com a mudança de treinador (saiu Jorge Jesus e chegou Rui Vitória). O Astana deve vir apenas a passeio.

Palpites: Atlético (1º), Benfica (2º), Galatasaray (3º) e Astana (4º)



GRUPO D- Juventus (Itália), Manchester City (Inglaterra), Sevilla (Espanha) e Borussia Mönchengladbach (Alemanha):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Teremos briga boa neste grupo, com os quatro times tendo possibilidades reais de avançarem. O City começou bem a temporada na Premier League (com direito a goleada sobre o Chelsea), fez grandes contratações (Sterling, Otamendi e, talvez, De Bruyne) e tem melhores chances de terminar na ponta. A Juve, por outro lado, perdeu muitos atletas importantes (Tévez, Pirlo e Vidal) e os reflexos disto já apareceram na temporada, com direito a tropeço em casa para a Udinese. O Sevilla também perdeu jogadores importantes (Aleix Vidal, Mbia, Bacca, ...), mas contratou bem e deu amostras na UEFA Super Cup de que pode surpreender, combinando técnica e raça. O Mönchengladbach, em princípio, é o time mais fraco da chave, mas também possui muitos jogadores bons à disposição.

Palpites: City (1º), Sevilla (2º), Juventus (3º) e Mönchengladbach (4º)



GRUPO E- Barcelona (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Roma (Itália) e BATE Borisov (Belarus):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

O atual campeão Barça caiu em um grupo sem rivais de peso e deve terminar na ponta sem problemas. Bayer e Roma estão mais ou menos no mesmo nível técnico, mas vejo os Giallorossi um pouco melhores que o Leverkusen, visto que os italianos contrataram mais e tiveram menos perdas que os alemães. O BATE entra como azarão.

Palpites: Barcelona (1º), Roma (2º), Bayer (3º) e BATE (4º)



GRUPO F- Bayern München (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Dinamo Zagreb (Croácia):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

O Bayern deve ficar com a ponta e o Arsenal com a vice-liderança. Devemos ter uma briga interessante pela vaga da Europa League, com a tradição do Olympiacos enfrentando o bom elenco do Dinamo Zagreb.

Palpites: Bayern (1º), Arsenal (2º), Olympiacos (3º) e Dinamo Zagreb (4º)



GRUPO G- Chelsea (Inglaterra), Porto (Portugal), Dinamo Kyiv (Ucrânia) e Maccabi Tel-Aviv (Israel):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Se o Chelsea começou a temporada com o pé esquerdo (derrota para o Arsenal na Community Shield e dois tropeços na Premier League), os Blues não têm do que reclamar em seu grupo na Champions. Porto e Dinamo Kyiv (ou "Kiev") brigam pela segunda vaga, com vantagem para os Dragões. O Maccabi é o azarão do grupo.

Palpites: Chelsea (1º), Porto (2º), Dinamo Kyiv (3º) e Maccabi (4º)



GRUPO H- Zenit (Rússia), Valencia (Espanha), Lyon (França) e Gent (Bélgica):

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefachampionsleague/

Será que o elenco milionário do Zenit (quase todos ex-atletas de times portugueses) é páreo para o toque de bola do Valencia e para a ousadia do Lyon (que ficou à frente do "novo rico" Monaco e deu trabalho ao PSG)? Acredito que os três times mencionados têm chance de avançarem, com vantagem para os Che e para os russos. O belga Gent vem a passeio.

Palpites: Valencia (1º), Zenit (2º), Lyon (3º) e Gent (4º)



EFEITO ROGÉRIO

Contrariando as expectativas, o São Paulo derrotou o Ceará no Castelão com autoridade. O Vozão, que podia até perder por 1x0, perdeu a cabeça diante do toque de bola Tricolor e teve um jogador expulso. O maior responsável pela reação paulista, contudo, foi o líder Rogério Ceni que tratou de injetar ânimo na outrora apática equipe. Com o goleiro em campo, o São Paulo pareceu um outro time.



MÁQUINA AURINEGRA

Tudo bem que o adversário era o fraquinho Odds da Dinamarca, mas o Borussia Dortmund deu um verdadeiro espetáculo na Europa League ao golear os rivais por 7x2. Pelo jeito, a mudança de comando fez muito bem aos Aurinegros e a equipe de Dortmund segue com 100% de aproveitamento na temporada. Será que o reinado do Bayern chega ao fim em 2015-16?



LIÇÃO AOS "PROFESSORES"

Assisti ao confronto entre Villarreal e Espanyol, válido pela 2ª rodada do Campeonato Espanhol. Os visitantes abriram o placar, mas se preocuparam apenas em segurar a vantagem ao invés de buscarem jogo. Acaboram levando um duro castigo e o mandante, que foi mais ofensivo e teve mais posse de bola, virou para 3x1. Os "professores" daqui deveriam assistir ao VT desta partida, afinal a grande maioria deles age de maneira semelhante ao treinador do Espanyol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário